segunda-feira, 24 de março de 2014

Trombofilia

Depois do nascimento prematuro do Nathan, uma das perguntas que mais nos atormentava responder era: porque?! Qual a causa dele ter nascido prematuro?! Bem, demorou 3 anos, mas enfim descobrimos! Não que eu não tenho ido no médico durante esse tempo, eu fui, fiz preventivos, mas não investigamos mais esse problema e agora, resolvemos fazer isso. O médico desconfiou da trombofilia, causa de muitos abortos ou partos prematuros, e batata, ele estava certo! Felizmente ou infelizmente?!

Felizmente, porque descobrimos e podemos tratar e tem tratamento! Felizmente porque sabendo a causa, podemos tratar o problema e tentar evitar um sofrimento, o que também não está descartado! Felizmente, porque pudemos relembrar de novo da fidelidade e amos de Deus, vendo nosso filho como um verdadeiro milagre! 

Explico: ou tento explicar com uma linguagem mais fácil. Quem tem trombofilia tem um problema de coagulação do sangue, uma predisposição a trombose. As mulheres grávidas na gestação tem esse risco, as que tem trombofilia tem um risco a mais. Os coágulos na placenta impedem a boa oxigenação e são causa de abortos inexplicáveis, aparentemente sem razão ou partos prematuros. 

Ainda não sei detalhes a respeito, mas sei que tem tratamento: uma injeção de anticoagulante por dia durante toda a gestação e até uns dias depois do parto. Com esse acompanhamento as chances de tudo dar certo são muito grandes. As injeções tem um custo de 30 a 50 reais por dose, às vezes se consegue pelo Estado, às vezes não! 



Tudo isso, inicialmente, me pareceu um banho de água fria! Mas pensando, refletindo, vejo que foi felizmente mesmo! Saber de tudo isso permite nos preparar, avaliar e estar prontos para qualquer situação! Não saber ou saber de susto poderia ser muito pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário